quinta-feira, 23 de julho de 2009

A DROGA QUE ANUNCIAMOS









Hoje quero junto com você analisarmos sobre algo que aparentemente não tem problema mais que esta causando grande transtorno em nossa sociedade eu mesmo já fui varias vezes vitima deste mal que parece inofensivo.



Quando falamos da ameaça das drogas que nossos jovens enfrentam no mundo atualmente, geralmente imaginamos algum traficante desleixado, abordando algum jovem indefeso numa rua escura, longe de casa... Mas por incrível que pareça, existe uma droga que permitimos entrar em nosso lar. Fazem-na parecer luxuosa e romântica na frente de nossos filhos.
E eles assimilam uma mensagem: pessoas saudáveis e divertidas jamais dizem "simplesmente não" quando enfrentam esta droga.

Bebês nascem viciados em heroína. A AIDS passa de um viciado para outro em agulhas contaminadas. A cocaína está chegando ao mundo profissional de advogados, médicos e até líderes de governo. Ninguém tem mais dúvida da ameaça. Em alguns países, os chefões das drogas assassinam ou aterrorizam políticos, juizes, advogados, ou qualquer um que se oponha a eles abertamente. Portanto, não é de se espantar que medidas drásticas precisem ser tomadas.
no Estados Unidos chegaram a invadir outro país, há centenas de quilômetros, para poder prender um ditador suspeito de tráfico de drogas. Os americanos estavam dispostos a sacrificar jovens em batalha porque muitos de seus jovens foram sacrificados pela cocaína e vários outros narcóticos. Estamos lutando numa guerra contra as drogas
Estamos tentando ensinar aos nossos filhos a simplesmente dizer não. Mas existe uma droga que passou despercebida nisso tudo. E, por incrível que pareça, ela é a droga capaz de alterar os sentidos que mais vicia no mundo, se medirmos isso em termos do número de pessoas viciadas na substância.

Somente nos Estados Unidos, esta droga é responsável pela morte de 98.000 pessoas a cada ano. Este número excede em muito as mortes de todas as outras drogas juntas.

vamos aqui ver algo bem drastico, mais real, algo que aconteceu realmente e veja as consequencias deste fato que aparentemente nao era pra chegar a este grau de acontecido.
assista este video e conheça essa historia real, lembre-se que: isso poderia ter acontecido com voce.



 Bem, o fato mais incrível de todos: esta droga é anunciada livremente em toda a mídia.
É isso mesmo, no meio de uma guerra contra as drogas, nossa droga mais viciadora, mais assassina, é promovida abertamente nas rádios, televisões, revistas e outdoor. E esta droga, é o álcool. O álcool é o mais grave problema de drogas no mundo. Certamente é um grande problema.

Pelo menos 10% de todas as mortes na América estão ligadas ao consumo de álcool. Quase metade dos assassinatos, suicídios e mortes em acidentes de carro estão relacionados ao álcool. Pense em todas aquelas pessoas, dirigindo alcoolizadas, matando outras enquanto estão alcoolizadas, se matando alcoolizadas.
Veja que são quase 100.000 seres humanos que precisamos enterrar anualmente. E isso sem contar o estrago emocional e social devastador causado pelo vício a esta droga.
De quatro lares, aproximadamente um sofre de problemas relacionados ao álcool. E, no entanto, esta droga fica fora das discussões de políticos sobre problemas de uso de narcóticos.

É a droga menos provável de ser censurada pela mídia. Esta droga que vicia é a que mais anunciamos. Por quê? A resposta é muito simples e perturbadora. O álcool é um grande negócio. Somente nos Estados Unidos, a indústria do álcool gera uma receita de mais de 65 bilhões de dólares. Isto é mais do que o produto interno bruto de muitos países menores.

Christine Lubinski, do Conselho Nacional do Alcoolismo, documentou estes fatos. Ela escreveu: "através da propaganda e do marketing, esta indústria multinacional cria imagens sedutoras das bebidas alcoólicas, procura esconder do público que o álcool realmente é uma droga, causadora de doenças".
A indústria do álcool tem uma influência enorme. Ela gasta aproximadamente 2 bilhões de dólares por ano com propagandas e promoções. Isto representa muito tempo no ar em muitos programas; muito espaço em muitos jornais e em muitas revistas. Isto acaba influenciando o que a mídia mostra e fala sobre o assunto.
O mais ultrajante de tudo, talvez, é que as cervejarias e vinícolas conseguem patrocinar os grandes eventos que atraem platéias de jovens. As cervejarias estão sempre dispostas a patrocinar eventos esportivos, concertos de rock e promoções especiais de férias.

Os anúncios de cerveja e vinho parecem tornar o consumo de álcool uma coisa saudável, luxuosa e romântica. São exibidos como um prêmio por um serviço bem feito, uma parte essencial da boa vida, o companheiro natural do sucesso financeiro e das grandes decisões.



Se você quiser fazer um anúncio de cerveja, precisa encontrar uma pele perfeita, com corpo atraente e olhos brilhantes. Qualquer pessoa que mostre as marcas físicas e emocionais do alcoolismo não serve para fazer uma propaganda de cerveja, vinho ou qualquer outra bebida alcoólica.
Eu acredito que este é o pior tipo de propaganda... A indústria do álcool está vendendo uma mentira aos nossos filhos. A mensagem que está por trás é sempre a mesma: para ser bem sucedido, para ser feliz, você precisa beber.
E isto me perturba. Algo está muito errado se uma droga que vicia e que mata 100.000 pessoas anualmente recebe essa enorme promoção. Eu acho que está na hora das pessoas começarem a reagir. Está na hora dos cidadãos preocupados começarem a enfrentar esta 'mentira'.
A primeira coisa que você pode fazer é escrever para sua televisão ou estação de rádios locais e declarar sua preocupação. Se a propaganda do álcool não pode ser eliminada, o mínimo que podemos fazer pelos nossos filhos é exigir espaços iguais. A legislação deveria exigir um tempo igual para mensagens sobre saúde e sobre os danos do álcool. Se a indústria do álcool pode fazer sua fantasia do consumo de cerveja e vinho, aqueles que conhecem os malefícios do álcool deveriam poder mostrar o outro lado. Seria justo.
Então, por favor, não tenha medo de declarar suas convicções aos nossos líderes eleitos. As pessoas que estão sujeitas a um bombardeio constante de propagandas que mostram as glórias do álcool, têm o direito de ouvir o outro lado da história
Certa celebridade dos esportes foi contratada para fazer anúncios e apresentações para uma certa cervejaria. Sua campanha publicitária foi um sucesso. Ele começou a ganhar muito dinheiro. Mas um dia, quando este homem estava dirigindo a caminho de outro evento promocional, vários garotos na calçada o reconheceram. Imediatamente começaram a cantar o 'slogan' que ele havia tornado famoso: "delicioso, mais leve. Delicioso, mais leve."
O homem sorriu e acenou. Mas ao olhar para aquelas crianças, ele percebeu de repente a quem a mensagem estava atingindo, a quem estava afetando. Ele se sentiu muito mal. Estas crianças já estavam sendo preparadas para serem consumidoras de álcool
Este atleta tomou uma decisão muito difícil. Resolveu abandonar seu contrato lucrativo. Não valia a pena ter todo aquele dinheiro se ele tinha que viver com a mensagem que estava criando.
"Todos nós temos que escolher o que queremos em nossa vida", é exatamente o que queremos dizer agora mesmo. Cada um de nós tem uma declaração a fazer. Mas existe outra maneira de reagir. Além de tentar desligar as mensagens ruins, precisamos ligar as boas.
Não devemos esperar que o governo eduque nossos filhos sobre as drogas e a boa vida.
Eu acredito que a vida abundante que Jeová Deus nos oferece pode vencer o estado de comodismo e mentiroso que a indústria do álcool oferece. Eu acredito na mensagem de Deus sobre a boa vida.
Vamos ver isto mais a fundo. Vamos descobrir alguns princípios práticos que podemos ensinar aos nossos filhos que contrapõem a propaganda do álcool.
precisamos lidar com a imagem vistosa e bem trabalhada da cerveja e do vinho como recompensa por um trabalho bem feito, um jogo de futebol bem jogado
Continuamente nos são mostradas pessoas bem sucedidas se dirigindo para um bar cheio de outras pessoas bonitas para se premiarem com um drinque. Desta forma, o uso do álcool é limpo, poderíamos até dizer, santificado, como algo que pessoas saudáveis e trabalhadoras merecem. Está ligado ao sucesso.
Alguns anúncios fazem questão de mostrar como a água de certa marca de cerveja é limpa e pura.
As imagens maravilhosas de riachos cristalinos nas montanhas fazem parecer que na verdade é uma bebida saudável e não uma droga que com o tempo destrói e vicia.
Não, nada é falado, é claro, sobre as doenças diretamente relacionadas ao consumo de álcool. Nenhuma referência é feita ao grande problema da perda de produtividade diretamente ligada ao consumo de álcool. Isto estragaria a mensagem
Nossos filhos estão ouvindo claramente a mensagem: "esta droga é para você."
Bem, o que pode ser feito para combater este tipo de propaganda? Precisamos mostrar uma imagem diferente de sucesso. Pessoas saudáveis não procuram recompensas numa garrafa de bebida. Ser ativo e produtivo já é uma recompensa
Tomar uma droga é um substituto para a satisfação que uma atividade bem sucedida traz. Uma visita a qualquer rua do centro à noite, mostra rapidamente que o álcool é freqüentemente o "prêmio consolação" para perdedores. O apóstolo Paulo descreveu o sucesso assim
não me considero ainda como [o] tendo obtido; mas há uma coisa a respeito disso: Esquecendo-me das coisas atrás e esticando-me para [alcançar] as coisas na frente, 14 empenho-me para [alcançar] o alvo do prêmio da chamada para cima, da parte de Deus, por meio de Cristo Jesus (Filipenses 3:13,14).

Paulo tinha um alvo muito claro e definido na vida. Ele se guiava por um sentido de missão: anunciar a boa notícia sobre Jesus Cristo. Ele via mais desta missão diante de si. E ele estava ansioso para ficar nesta corrida, nesta busca, à medida que a missão o levava em direção estabelecimento do governo de deus na terra.
Nossos filhos, nossas crianças, precisam de grandes metas, de ideais elevados, de um sentido de missão que os leves em direção ao novo governo de deus. Ser produtivo em nome de Jeová Deus é muito compensador por si só.
Precisamos lembrar que o álcool entra para ocupar um vazio. Crianças envolvidas em atividades com sentido, crianças que têm objetivos na vida, raramente se tornam vítimas do álcool. São as pessoas vazias e sem sentido que são mais vulneráveis. Incentive seus filhos, ajude-os a ver que sua vida pode ter um grande propósito, ajude-os a procurar metas significativas. Mostre a eles uma mensagem diferente: "esta vida é para você".
Outra parte da mensagem que a propaganda do álcool transmite é que a diversão com os amigos e o consumo de cerveja e vinho estão sempre juntos. O álcool é claramente mostrado como o fator chave na felicidade social: se você sair com seus amigos e levar umas cervejinhas, garantimos que não pode haver coisa melhor.
E é claro que tomar um drinque sempre vem como algo muito romântico: o encontro da 'mulher dos sonhos' com o 'príncipe encantado' no bar é um componente visual chave de muitos anúncios. O romance cresce, floresce onde existir álcool supostamente
É claro que se a verdade fosse contada, teríamos consciência de que o álcool provavelmente já destruiu mais relações do que qualquer outro fator. Pense só: quantos amigos se separam porque começaram discussões enquanto estavam bêbados?
Quantos desentendimentos viraram brigas feias, desencadeadas pelo álcool? Pense nas inúmeras tragédias escondidas em muitos lares. Esposas maltratadas pelos maridos embriagados e enfurecidos. Crianças que ouvem e vêem aterrorizadas um pai cambaleante, completamente bêbado. Pense no número de famílias completamente destruídas por causa do vício de alguém.
Não é um quadro bonito. Não é nada parecido com o que você vê na propaganda. Nós temos uma mensagem muito melhor e mais verdadeira do que essa sobre como se divertir e ter boas relações. As amizades florescem quando as pessoas se conhecem melhor, mais profundamente, e não quando as pessoas se olham através de uma névoa alcoólica
O álcool nos adormece, nos anestesia, nos tira de nossa própria vida, para uma vida escura. Existe outra coisa que aproxima as pessoas, algo que se chama o espírito do Deus vivo. Paulo aconselhou aos Efésios:
18 Também, não fiqueis embriagados de vinho, em que há devassidão, mas ficai cheios de espírito, 19 falando a vós mesmos com salmos e louvores a Deus, e com cânticos espirituais, cantando e acompanhando-vos com música nos vossos corações, para Jeová, 20 no nome de nosso Senhor Jesus Cristo, dando sempre graças por todas as coisas a nosso Deus e Pai (Efésios 5:18,18).
O apóstolo Paulo apresenta como alternativa saudável à bebedeira, se encher do Espírito.
O Espírito de Deus abre seus olhos, aquece seu coração e inspira um companheirismo alegre e harmonioso. É assim que Deus quer que nós vivamos entre irmãos. Podemos sentir a intensidade do primeiro companheirismo cristão na introdução de cada uma das cartas de Paulo. Ele está sempre cheio de agradecimentos e amor para com os outros crentes. Dá para sentir que estas pessoas estão genuinamente envolvidas umas com as outras. Elas se comunicam numa linguagem de louvor e paz. Elas estão ligadas umas às outras por um grande sentimento de missão e um sentimento claro de união em Cristo. Os jovens precisam desesperadamente de bons relacionamentos
É quando estão solitários e se sentem rejeitados que as mentiras sobre o álcool parecem atraentes.
As pessoas muitas vezes buscam conforto na bebida quando não encontram solidariedade. Então, ajude os seus filhos a construírem bons relacionamentos; promova um ambiente social saudável. E mais do que qualquer coisa, exponha-os às alegrias de um companheirismo cristão autêntico
Precisamos ter coisas atrativas e interessantes em nossas congregações. Precisamos nos comunicar na linguagem do louvor e da paz. Infelizmente, às vezes até palavras soltas num bar parecem mais autênticas do que nossos padrões de cumprimentos cristãos frios e sem sentimentos.
Precisamos ir mais fundo, criar um verdadeiro companheirismo, para ter um ambiente onde as amizades possam florescer.
Existe uma mensagem final que precisamos dar para poder contra-atacar a indústria do álcool. E é a mensagem mais poderosa de todas. É a mensagem que o apóstolo Paulo nunca se cansou de transmitir. Após mencionar os privilégios sociais que ele herdou como parte da elite de fariseus, ele escreveu: . 7 Contudo, as coisas que para mim eram ganhos, estas eu considerei perda por causa do Cristo. 8 Ora, neste respeito, considero também, deveras, todas as coisas como perda, por causa do valor superior do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele tenho aceito a perda de todas as coisas e as considero como uma porção de refugo, para que eu possa ganhar a Cristo (Filipenses 3:7,8).
Paulo contou para seus contemporâneos sobre a pessoa que ele achava que mais valia a pena se conhecer. Paulo disse na verdade: se você precisar perder tudo que tem para ter uma relação com Cristo, então faça-o sem hesitar. Ele vale a pena. Paulo encontrou em Cristo um amor grandioso e a excelência moral que ele não havia conseguido encontrar em todos seus anos de cuidadosa observação religiosa
Ele encontrou em Cristo um Salvador que dava o perdão e a aceitação que anos de estudos e rituais não haviam dado a ele. Paulo encontrou tudo em Cristo. Nossos filhos podem encontrar tudo em Cristo também. Os jovens se prendem a certos ideais a medida que crescem. Mas na adolescência estes ideais entram em choque com as duras realidades do mundo. Eles vêem tragédias humanas em toda parte. Eles descobrem a inconsistência e a hipocrisia nos modelos à sua volta. E então se rebelam ou se retraem ou se refugiam no álcool e nas drogas. Mas Jesus Cristo nunca irá decepcionar; Ele nunca deixa um amigo sozinho; Ele é confiável. Nossos filhos estão buscando isso. Eles querem alguém que valha a pena conhecer e confiar.
Um historiador americano escreveu uma vez que Jesus Cristo "está escrito no cabeçalho de todas as páginas da história do homem". Outro admirador escreveu: "Cristo nunca escreveu um livro, no entanto nem todas as bibliotecas do país podem guardar todos os livros que poderiam ser escritos sobre Ele... Ele nunca fundou uma escola, e no entanto todas as escolas juntas não podem ter o número de alunos que Ele tem. Grandes homens vieram e se foram, mas Ele continua vivo". Jesus é o melhor modelo para nossos filhos. Mas Ele é mais que isso. Como Salvador, Ele oferece o perdão e a aceitação que todos nós precisamos. Ele fez o maior sacrifício, arcando com nossos pecados na sua morte, ganhou o direito de dar a todos aqueles que nEle crêem, vida eterna. "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" ( João 17:3). O que é vida eterna? A vida em toda sua abundância? É conhecer Jesus Cristo. Ele a oferece a todos como dádiva, e Ele também nos ajuda a começar a viver isto agora. Nossos filhos precisam de algo grande em sua vida. Precisam aceitar a Jesus Cristo. Eles precisam mais do que um pouquinho de religião para não caírem no poço. Algo precisa preencher o vazio, satisfazer a dor em seu pobre coração. Nossas lindas crianças precisam de Cristo. Com um Amigo como este, eles podem resistir às mentiras que o mundo joga neles. Eles sabem que têm algo muito melhor, alguém que vale a pena. E então as promessas da garrafa parecem vazias. A vida pode ser muito boa. Ela se torna abundante em Jesus Cristo. Eu espero de todo coração que cada um de nós possa encontrar esta abundância e mostrá-la aos outros.


Nenhum comentário: