domingo, 30 de agosto de 2009

COMO ANDA A SUA AUTO-ESTIMA?

O que você pensa de você mesmo? Como você se relaciona consigo mesmo? Como é a sua auto-estima? Ela é elevada ou baixa demais? Será que você às vezes também já teve vontade de se esconder de tudo e de todos? Já teve aquela impressão de que todas as pessoas olham para você e riem de você?

Vamos primeiro definir aqui o que é a auto-estima? Auto-estima é uma coisa muito legal que envolve toda a vida da gente. Auto-estima envolve a maneira como a pessoa vê a si mesma, envolve o seu senso de competência, aquilo que eu sei fazer, o que eu posso fazer

Envolve também algo que é o senso da gente ser amado, o quanto eu sou amado, Amado por mim mesmo, amado pelas outras pessoas também o quanto eu posso amar. Então a auto-estima acaba envolvendo toda estrutura emocional da pessoa.

Amado por Deus Jeová e pelo seu filho cristo Jesus. Envolve a estrutura de vida, a estrutura emocional tem a ver com a auto-estima. Agora veja uma coisa em muitos momentos da vida, todos nós passamos por crises na auto-estima. Todo mundo!

Este é um assunto que diz respeito a todas as pessoas, Não tem quem esteja livre disso. Posso garantir a vocês que das pessoas que estão lendo isto, pessoas alegres e bonitas, eu posso imaginar que uns, 2 ou 3, talvez hoje, esteja com problemas na sua auto-estima.

Em muitos momentos da vida a gente passa por esses picos, essas crises. Quer dizer, hora a gente está bem, hora a gente não está tão bem. O segredo é saber administrar isso. O quanto eu me conheço para administrar esta situação, esse balanço da vida.

Este assunto é muito importante. Quando a gente começa a ter problema com a nossa auto-estima e a gente começa a detectar, tem cura pra isso?

A primeira etapa neste processo de mudança é justamente ter esta visão de que eu estou tendo um problema. Então, é preciso reavaliar os nossos conceitos a respeito de si mesmo. Isso só vai acontecer se eu perceber com que regularidade isto está acontecendo, com que freqüência eu olho para mim mesmo com ar de comiseração e muita misericórdia, com muita piedade e, até mesmo, com muita valorização de mim mesmo.

Quando a gente detecta na nossa família ou um amigo que está com algum problema na auto-estima, ou elevada ou muito baixa, nós que estamos próximos dela, que gostamos muito dessa pessoa e que nos preocupamos muito com essa pessoa, o que a gente pode fazer para ajudar esta pessoa?

Sabe, é uma coisa assim: na individualidade de cada um, a partir do momento em que reconheço que tenho uma dificuldade, eu posso lidar com os meus conflitos. Essa é a grande questão, a pessoa conseguir lidar com os seus próprios conflitos. Esse é o grande salto.

Mas às vezes ela não vê, A partir do momento que ela não pode...Veja: se ela tem o coração aberto para receber ajuda, aí é hora de ajudar, porque quando a auto-estima está muito em baixa, ela pode decorrer em uma depressão. Aí ela precisa de ajuda profissional.

Agora, o senso de companheirismo, de um “poxa cara, você não está legal hoje”, a amizade que a pessoa pode desenvolver, pode ser um salto para a pessoa se sentir amada. Agora, cada pessoa tem que tomar suas próprias decisões. Outro não pode decidir por ela. Esse é o grande lance.

Pode acontecer, de você ser amigo de alguém, e notar que ele está com problema de auto-estima, então vai falar com ele, e depois ele não gostar do que você está falando. Agora, eu tenho aprendido uma coisa na minha vida: é melhor você errar fazendo, do que se omitindo de fazer. Essa eu acho uma grande questão. “Ah! Eu estou em dúvida, será que eu devia falar isso para o meu amigo ou não?” então erra fazendo melhor do que errar se omitindo.

Hoje em dia a mídia e as revistas valorizam muito o estereotipo, uma pessoa alta, magra e bonita. Na realidade, a maioria das pessoas não tem esse perfil, então especialmente os adolescentes enfrentam problemas muito sérios de auto-estima porque os modelos são muito altos e o que eles têm que seguir é muito diferente da realidade e os jovens sentem muito esta pressão, tem uma coisa que me incomoda demais. Em um shopping, por exemplo, todos os modelos que estão em uma vitrine são magros. Por que não tem um modelo gordinho lá. Nem que seja só pra aliviar os gordinhos!

Isso e uma questão super legal, porque isto é uma verdade, uma opressão. A gente sabe o seguinte: que há alguns séculos atrás, a pessoa ideal era a pessoa gorda, que hoje é a pessoa magérrima. Ai eu pergunto o gordo de hoje Nasceu fora da época?

Nós íamos dar menos trabalho a direção. Aqui vem um ponto assim: de a gente conhecer a gente mesmo. Você passa a se analisar, gostar de você mesmo. Essa é a auto-estima, o gostar de você. Ora, se eu gosto de mim, aquela opressão da mídia, a opressão das pessoas, dos colegas, isso não vai me influenciar tanto. Agora, quando eu começo a me desvalorizar. Vou achar que tudo está contra mim. Aí a vida começa a se complicar. Aí você passa a viver em função daquilo que poderia ser e não do que realmente é. Você fragmenta do que você gosta de você e aí a vida se enrola toda.

Agora eu pergunto que papel Jesus Deus tem dentro dessa questão? Deus tem um papel, a religião tem papel nessa questão de recuperar a auto-estima?

Respondo, Deus tem um papel determinante. A espiritualidade está presente no ser humano como um atributo natural do ser humano. E a maneira como essa espiritualidade se exterioriza é a religião. Agora, a relação entre as pessoas vai ser muito mais saudável quanto mais próxima elas estão do transcendente, ou seja, quanto mais transcendental é a visão que elas têm da vida, mais elevada será a relação que elas têm com as outras pessoas e, até mesmo, consigo próprias.

Então, a partir do momento que a gente tem uma visão mais clara de Deus, nós vamos ter uma visão melhor da gente e das pessoas também. Então, a nossa aproximação dos outros vai ser mais conveniente, a maneira como a gente se vê vai ser diferente. Por quê? Porque o meu valor vai ser muito maior do que a minha imagem pessoal formada, muitas vezes, por coisas que eu ouvi desde a infância

De repente eu ouvi do meu pai “você é um incapaz, você é um burro”... Que alias isso e Um recado muito importante para os pais. Que costumam dizer para os filhos: Olha você não aprende nunca? São mensagens que são enviadas para o consciente dos filhos e vai lá no fundo. Ficam guardadas na mente dos nossos filhos e não apenas para os filhos, como nós vivemos numa sociedade e assim como os pais são importantes nós, nós também somos importantes para os outros, como amigos, e a gente não declara para os nossos amigos.

Não falamos palavras de elogios, de otimismo de ânimo. Uma vez eu estava com um amigo, e nós somos muito diferentes um do outro e isso a uns quatro, cinco anos atrás. “Cara eu te amo”. E eu levei um susto porque eu nunca tinha ouvido um camarada olhar pra mim e dizer essas palavras para mim. Confesso que fiquei emocionadíssimo, porque eu não sabia nem o que eu iria dizer pra ele. Isso é muito importante, um elogio, de repente ele falou pra mim. Eu não tive coragem de dizer para ele que também o amava. Esperei uma outra oportunidade para dizer para ele. E como isso é importante na vida da gente, saber que somos amados por alguém!

Em todo grupo tem aquela pessoa meio chata, que gosta de chamar a atenção pra ela mesma. E as pessoas em volta ficam até meio chateadas. Este fato de ela agir, chamar a atenção para pode estar escondendo uma baixa auto-estima, uma vontade de ser reconhecida, Ela pode estar sim com problema de auto-estima, então ela precisa do reconhecimento dos outros, de alguma forma ela pode estar tentando conquistar este espaço. Mas então o que a gente faz numa situação dessas?

O ideal é dar pistas para esta pessoa. Uma pista aqui outra ali. Ou então conversar com ela. Mas de uma forma agradável. Nós não devemos esconder a verdade. Mas a verdade tem que ser dada da maneira mais agradável possível. Tem que ser como um presente, embrulhada num papel de presente, às vezes até com perfume. Isso não quer dizer que ela não vai doer, a verdade dói, às vezes dói, mas dependendo como ela é contada ela vai doer menos.

Às vezes a pessoa tem problema de auto-estima, tem uma necessidade de querer aparecer muito e isso tem a ver também conosco. Uma critica não vai mudar a pessoa. Isso não vai ajudar a pessoa também, o amor é a resposta ajudamos muito mais entendendo os outros do que criticando.

Eu gostaria de falar sobre a pessoa que tem um outro problema é a alta auto-estima. Isso pode ser um problema também? Como resolver este problema, por exemplo, dentro de uma comunidade? Dentro da congregação?

No livro “Sapos fervidos ou ossos dançantes” chama isso de complexo de He-man, sabe aquele personagem de desenho amimado que diz sempre: Eu tenho a fooorçaaaaa! Se eu acho que eu sou o centro de tudo, e que todas as coisas devem sempre convergir pra mim, esse é o outro lado, que é desequilíbrio também.

Então tanto é ruim ter uma baixa auto-estima como também não é bom ter uma alta auto-estima, muito elevada. Você pode ter complicações com isso. O equilíbrio é o grande desafio. Por isso agente tem que pensar e repensar a vida da gente sempre.

E Onde entra o papel de Jeová Deus na correção da nossa auto-estima? O papel principal é o de Deus. A gente pega ao censo de que eu sou amado por Deus. Quando o Palestrante termina a palestra baseada no livro ele mostra um sapo que é um príncipe e diz que nós não somos sapos fervidos, ou seja, pessoas mal humoradas, depressivas, derrotistas, tristes. Nós somos príncipes e princesas, somos filhos de Deus. Veja bem, que sentimento pode ser melhor para a minha auto-estima do que o eu sou filho do rei do Universo, isso me dá um censo de valor muito grande. Muito especial...

Principalmente em saber que você é tão importante para Deus, que Jesus foi capaz de deixar o céu, se tornar um menino e vir aqui a este mundo pra morrer por você. Que resgate de auto estima é isso, acho que o papel de Deus na minha construção, da vida, é o fator mais importante que eu vou ter.

Eu queria perguntar o seguinte: Deus não pode agir, fazer nada, se eu não permitir, agora, se agente não decidir de fato e tomar a postura e falar: eu preciso melhorar, Deus tem como agir em você, pra você sair deste poço?

Respondo Deus respeita muito aquilo que você é, a sua individualidade, então a gente desenvolver essa coisa que eu chamo de sensibilidade espiritual acho que é por aí.

Puxa vida, então você vai pensando, se relacionando com Deus e entendendo. Mas Deus não vai forçar uma situação se eu não quero. Porque a Palavra de Deus mostra Deus batendo a porta chamando, mas a decisão é sempre sua, em qualquer circunstância. eu acho que a pessoa às vezes está com a auto-estima tão baixa que vai se afundando, não consegue pedir pra Deus isso.

Ela fica com vergonha do que está acontecendo com ela, e não pede. Isso é algo bem interessante, a gente tem na Bíblia várias situações, principalmente nos Salmos, que vemos lamentações incríveis, profundas. E quando a gente está na pior e apresenta aquilo pra Deus, isso é um remédio tremendo, maravilhoso, porque aí Deus pode atuar. Então mesmo que você não esteja com vontade, diga para o Senhor: Olha Senhor, eu não estou com vontade, eu estou na pior... lamente, abra o seu coração pra Deus.

O meu personagem preferido do anterior testamento é Jeremias. Eu sou fã do profeta Jeremias. Ele era um camarada que vivia em crises depressivas profundas, mas o que tem em Jeremias que faz com que eu goste dele? Ele era uma pessoa que tinha a alma aberta. Então ele não escondia, ele reclamava, ele falava com Deus.

Então é por aí, ele sempre ia buscar de Deus a benção que ele precisava, ele se colocava de uma maneira em que Deus podia atuar na vida dele. E a benção vem se você está ali e permite que Deus possa abençoar você.

Só completando o que acontece também é que no relacionamento nosso com Deus o primeiro passo sempre é o de Deus, Ele deu o primeiro passo na morte do seu filho e ele sempre dá o primeiro passo em relação a nós, ou seja, de alguma maneira ele vai tocar você, ele vai despertar você, mesmo que você não permita Ele vai procurar entrar em contato, e de diversas maneiras Ele vai lhe dizer: Hei, você está precisando de mim? Eu estou aqui!Você está precisando de mim? Este é o trabalho do Espírito Santo no coração das pessoas.

eu não posso terminar sem deixar com você uma mensagem bíblica muito importante.
Eu quero apresentar pra você uma pessoa muito especial da Bíblia.

Maria se encontrou com Jesus num momento muito triste e difícil da vida dela. Ela estava presa porque havia sido apanhada em adultério, uma armadilha, uma trama que algumas pessoas fizeram pra colocar Jesus em dificuldade. Ela foi usada por algumas pessoas para atingir Jesus. Ela, uma pecadora, uma prostituta e segundo a lei, merecia o apedrejamento de acordo com a lei.

(João 8:5) 5 Na Lei, Moisés prescreve que apedrejemos tal sorte de mulher. Realmente, o que dizes tu?”

Jesus num ato de amor e de justiça abaixa-se e começa a escrever no chão os pecados das pessoas que estavam ali, pessoas que haviam arrastado a Maria Madalena e faz a pergunta: “Aquele que estiver sem pecado atira a primeira pedra!” João 8:7

Um a um daqueles homens foram saindo, e então olhando para Maria disse: “Onde estão os teus acusadores? Não ficou ninguém para te condenar?” João 8:10
E ela disse: Ninguém Senhor.

Então Jesus falou assim: “Nem eu também condeno você, vai e não peques mais.” João 8:11

A grande diferença é que estas palavras de Jesus foram como que um refresco, um alívio, uma brisa suave no coração de Maria, ela abriu a porta do coração para estas palavras, ela atendeu as palavras de Jesus. Aí está a grande diferença entre pessoas e pessoas. Ela abriu o coração para Jesus fazer parte do dia a dia dela. E Jesus foi transformando a vida dela, dia a dia.

Você vai encontrar Maria, a partir daí ela acompanhava Jesus. Você vai encontrar Maria lá na frente lavando os pés de Jesus com um perfume que custou muito dinheiro. Ela havia trabalhado muito, foi praticamente um ano de trabalho para conseguir aquele dinheiro, ela queria dizer o quanto Jesus era importante, especial na vida dela. Depois que Jesus morre ela acompanha o tempo todo e quando Jesus ressuscita, ela foi à primeira pessoa a encontrar Jesus vivo ressuscitado.

Este encontro foi o mais diferente de todos. Depois de reconhecer que era Jesus, ela atendeu um convite pra que ela pudesse ser testemunha. Sabe o que é ser testemunha?

É dizer: eu tinha uma baixa estima, entrei numa depressão profunda, mas Jesus me transformou.

Ser testemunha é dizer isso muitas vezes até mesmo sem palavras, ela era um testemunho vivo.

De cada cem pessoas uma só vai ler a Bíblia, as outras noventa e nove vão ler a sua vida, quando Jesus entra pra transformar a sua vida, Ele entra pra transformar você de uma maneira radical. Ele pode tirar você de uma depressão, de uma baixa auto-estima, e Ele pode colocar um sentido verdadeira na sua vida.

E aí você tem condições de sair do seu casulo e dizer para as outras pessoas: Vocês querem um caminho pra Jesus? Olhem pra mim eu segui a Jesus e este caminho foi muito bom. Você gostaria de brilhar pra Jesus?

Tem alguma coisa dizendo pra você fica aí dentro da sua casa, ninguém gosta de você? Você não é nada! Será que as pessoas só te criticam? Não ouça essa voz, ouça a voz de Jesus que do outro lado te convida.

Veja quais foram as palavras de Jesus para Maria em João 20:17 e 18.
Ele disse pra Maria: “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.”

Nenhum comentário: