quarta-feira, 6 de julho de 2011

Perdeu a graça

  Sabe Quando a gente é criança tudo tem graça! As piadas mais antigas são novas! Todos os amigos têm valores não determinados por sua condição social ou beleza natural. Tudo tem cheiro de novo, de belo. Olhamos para a vida através dos olhos da pureza e isso nos enche de energia e sonhos!

Lembro-me quando eu e meu irmão, ainda crianças, nos empolgávamos com as histórias de nossa fértil imaginação. De todos os brinquedos, o que nos deixava mais felizes era um bonequinho que recebia o nome de PlayMobil. Naquele natal havíamos ganhado a edição “Bombeiros” e você já pode imaginar… nós queríamos mais realidade para as ações do nossos heróis!!!
Primeiramente colocamos fogo em um pedaço de guardanapo, mas o fogo acabou antes mesmo de enchermos os baldinhos dos bonequinhos com água. O fogo no guardanapo acabava muito rápido! Foi então que a brilhante idéia surgiu. – Vamos por fogo no sexto de roupa suja!!! Pensamos: – tiramos a roupa e pronto, é só atear fogo! Assim fizemos e quando já havia uma altura considerável de labaredas chamamos nosso “Corpo de Bombeiros”… Confesso que eles não deram conta do trabalho. Tão pouco eu e meu irmão. Nessa hora não há outra coisa a fazer: – MÃÃÃEEE!!!!!!!!!!!!!!!! Ela veio e resolveu tudo. Inclusive pôs um freio em nossa fértil imaginação. Fomos muito bem disciplinados!
Foi à primeira vez, pelo que me lembro, que algo perdeu a graça para mim. Já ouviu essa frase antes: “Perdeu a graça”. Não sei se você concorda comigo, mas quanto mais velhos vamos ficando parece que mais as coisas vão perdendo a graça. Salomão mesmo no livro de Eclesiastes faz uma ode às coisas sem graça desta vida.
O fato é que desde que o pecado entrou neste mundo tudo que era bom (Gen 1:31) perdeu a graça. Pode imaginar Jeova e Jesus? De que valia um Jardim lindo, cheio das mais variados matizes, cores e tonalidades sem Adão e Eva ali dentro? Não tinha graça, não tem graça.
Jeova e Jesus não considerou o céu um lugar agradável enquanto nós estávamos aqui neste mundo caído e sujo. Jesus perdeu toda a alegria. Nada mais parecia fazer Jesus feliz. Satanás arrancara dele o que Ele tinha de mais valioso. Parte da alegria do céu fora arrancada. Havia uma sombra no coração do Pai o criador e do mestre de obras Jesus.
Nossa consciência de que algo muito profundo está errado, ganha dimensões incalculáveis com o passar do tempo. A maturidade não nos esconde a miséria na qual vivemos. Ao contrário, vai focando e deixando mais nítido este mundo desbotado.
Nunca compreenderemos a intensidade da dor causada no coração de Jeová Deus, quando viu Adão com aquele fruto na mão. Ele sofreu por antecipação. Sabia que com a decisão humana Ele ficaria muito tempo ser nos ver (Êxo. 33:20).
Há seis mil anos Jeová Deus tem tido saudades de você e de mim. E quer saber? A cada dia que passa, fico com mais saudade de Jesus. Não quero ficar aqui, quero voltar pra casa. Está perdendo a graça, já perdeu a graça.
Estes dias pesquisando descobri uma situação interessante. Um Pastor no Sri Lanka relatou que havia reunido alguns amigos hindus para um chá e pediu-lhes que falassem da esperança que tinham. Descobriu que, não somente eles tinham grande dificuldade em compreender o que ele estava pedindo, mas também que a língua Tâmil não tinha uma palavra correlata a “esperança”. Não há nada comparável ao conceito de esperança nas grandes religiões do oriente. Isto pode ser comum a nós, mas este conceito de esperança nos foi dada, por Deus, através do povo de Israel.
Ainda tem sido a Volta de Jesus a sua bendita esperança? Esse é o maior de todos os seus desejos? Ou virou, no seu coração, apenas mais uma doutrina Bíblica sem muito significado? Posso estar enganado, mas tenho visto ao longo dos ministério que de tanto se pregar sobre a volta de Jesus o assunto, às vezes, parece um pouco desgastado. Talvez isso se dê pelo fato de não atentarmos com cuidado o conselho de Paulo.
Na primeira carta que Paulo escreveu à Timóteo o mais evangelista dos apóstolos escreveu no primeiro verso do capítulo dois. “ Exorto, pois, antes de tudo, que se façam sua orações, intercessões e ações de graças por todos os homens…”
Gosto deste verso, gosto como o apostolo Paulo o começa: “Antes de Tudo”. No grego a expressão é “Próton Pantom”. Fui pesquisar e descobri que na língua original ela tem três dimensões que podem ser consideradas rapidamente aqui
Dimensão Temporal
Dimensão Motivacional
Dimensão Qualitativa
TEMPORAL
É a realidade do tempo. É a coisa “número um” que deve ser feita. Assim como, comumente, a primeira coisa que fazemos ao acordar é abrir os olhos, Paulo está dizendo que antes de qualquer atividade, física ou mental, devemos buscar a Deus. Depois vem todas as outras coisas. Jesus já havia apresentado esse conceito quando disse: “Buscai em Primeiro Lugar o reino de Deus e Sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.” Na nossa vida o primeiro lugar deve pertencer a Deus. Não importa se estamos atrasados ou indispostos, primeiro vem Deus!
MOTIVACIONAL
Mais importante que todo o mais. Nada pode ser mais significativo para você e para mim do que buscarmos nosso Senhor em espírito e graça. A importância disso é de vida ou de morte na vida cristã. Um dia sem buscar a Cristo pode determinar muita coisa na vida cristã inclusive a renuncia da fé. Embora a realidade se imponha diante de nós e sejamos cheios de responsabilidades nada pode ser mais importante em nosso viver do que nossas orações ao Senhor!
QUALITATIVA
Melhor do que todo o mais. Nada pode dar mais prazer ao ser humano do que entrar em contato com o seu criador. Conversar com Deus é o melhor privilégio que um pecador pode almejar. Buscá-lo não deve ser uma obrigação diária, mas o momento mais feliz do dia. É melhor que qualquer coisa. Aqueles que ainda não descobriram isso devem fazê-lo o quanto antes, pois não há prazer maior do que servir a Cristo.
Almejar a Volta de Cristo deve ser nosso “Próton Patom” Antes de tudo querer ver Jesus voltar. Trabalhar na Missão que cristo nos deixou deve ser nossa maior alegria. Isso mesmo, levar o evangelho a toda nação, tribo, língua e povo. (Mat. 28:19). Hora de abrirmos mão dos prazeres deste mundo e buscarmos verdadeiramente ao Senhor. Quando isso acontecer vamos desesperadamente felizes pregar essa grande mensagem que temos, o Evangelho Eterno.
Não dá mais para ficarmos aqui. Já perdeu toda a graça, é hora de voltarmos pra casa. Voltarmos para o lar.
Para isso precisamos focar mais no “por que” da missão. Não estamos na missão por estarmos. Há uma razão, clara e altamente recompensadora. A Volta de Cristo e então nosso retorno ao lar.

Nenhum comentário: