quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O TEMPO VOLTA ATRÁS

     Ah! Se eu pudesse voltar atrás! Quantas coisas que fiz  que eu não faria! E outras que eu não fiz e que eu faria!
Você já desejou que o tempo voltasse atrás? Eu já muitas vezes, hoje eu Sandro com 42 anos minha vida mais reconheço que poderia estar bem melhor, e que não estar por conta de erros meus em relação a muitas decisões erradas. Bem voltando ao assunto
Mas... Será que isso é possível?

A falta de sinceridade é um dos grandes problemas da humanidade hoje. A falsidade contamina os relacionamentos a tal ponto que ninguém mais acredita em ninguém! No mundo falta gente que transpareça para os outros o que realmente é! Falta gente confiável!

Maridos em quem as esposas possam confiar, pais tão leais a ponto de serem confidentes dos filhos, pastores e padres que sejam tão verdadeiros quanto à palavra que pregam amigos que consigam serem amigos mesmo nos negócios e joguem fora a frase: “Amigos, amigos, negócios à parte.”

Mas, como ser sincero vivendo num mundo igual ao que vivemos?

Às vezes parece que, mascarar quem sou é a única maneira de sobreviver aqui NESTE MUNDO!
Mas “A ÚNICA MANEIRA DE SOBREVIVER NO MUNDO CRISTÃO É SENDO SINCERO!”

Lucas capítulo 5 do verso 1 em diante diz o seguinte:
5 Em certa ocasião, quando a multidão o apertava e escutava a palavra de Deus, ele estava parado à beira do lago de Genesaré. 2 E viu dois barcos atracados à beira do lago, mas os pescadores tinham desembarcado e lavavam as suas redes. 3 Embarcando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra. Assentou-se então, e, de dentro do barco, começou a ensinar as multidões. 4 Quando parou de falar, disse a Simão: “Rema para onde é fundo, e abaixai as vossas redes para uma pesca.” 5 Simão, porém, disse em resposta: “Preceptor, labutamos toda a noite e não apanhamos nada, mas, ao teu pedido, abaixarei as redes.” 6 Pois bem, quando fizeram isso, cercaram uma grande multidão de peixes. De fato, suas redes começaram a romper-se. 7 Acenaram então para os seus associados no outro barco, para que viessem e os auxiliassem; e eles vieram, e encheram ambos os barcos, de modo que estes começaram a afundar-se. 8 Vendo isso, Simão Pedro prostrou-se aos joelhos de Jesus, dizendo: “Afasta-te de mim, porque sou homem pecaminoso, Senhor.” 9 Pois à vista da safra de peixes que apanharam, tanto ele como os com ele foram tomados de assombro, 10 e assim também Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram parceiros de Simão. Mas Jesus disse a Simão: “Pára de estar com medo. Doravante apanharás vivos a homens.” 11 Trouxeram assim os barcos de volta à terra, abandonaram tudo e o seguiram.

Você consegue entender esta atitude de Pedro?

Primeiro, ele esnoba Jesus como quem diz: Senhor, muito bonita a sua pregação, seu sermão, mas quem entende de pescaria aqui sou eu! E nós já passamos a noite toda tentando pescar e não pegamos nada. Se à noite não conseguimos, de dia vai ser impossível, porque este é um mar de águas claras! Só vou jogar as redes porque o Senhor pediu, mas não vai adiantar nada!

Então, Jesus faz o milagre e logo em seguida Pedro se atira aos pés de Jesus dizendo: “Senhor, retira-te de mim porque sou pecador! “Lucas 5:8

O problema é que Pedro é o seu próprio retrato! Isto é assim, porque Pedro é tão humano quanto você! Quanta vez Jeová Deus está esperando para nos mostrar um caminho melhor do que os caminhos que conseguimos enxergar. E além de não querermos abrir nossos olhos, criticamos a Jeová Deus!

Muitas vezes Pedro chegou muito perto de Jesus, mas muitas vezes foi pra longe demais!
Alguma vez na sua vida você sentiu que se afastou demais de Deus a tal ponto de pensar e sentir que pra você tudo está perdido?

Vamos relembrar alguns momentos da vida de Pedro: Você se lembra de quando Jesus andou sobre as águas? Lembra-se de como tudo começou?

1- Jesus se demorou um pouquinho mais em comunhão com o Pai Jeová e mandou que os discípulos fossem atravessando o lago sem Ele. Dali a pouco Jesus foi atrás deles, mas não tinha barco, por isso foi caminhando sobre a água, de noite com névoa no meio do lago, os discípulos ali no barco e, as pequenas ondas agitando-o, eles viram uma sombra no meio da névoa, andando em cima da água e  tiveram medo. Quem sabe são espíritos de demônios. O que nós vamos fazer agora? E Jesus de longe disse: não temam, Sou eu!
É Jesus! E Ele está andando sobre as águas! Logo, todos tiveram vontade de andar sobre as águas, mas só Pedro teve coragem de pedir. Aliás, Pedro não pediu, Pedro ameaçou, porque esse era o jeito de Pedro. Eu tenho que conseguir isso.

28 Pedro disse-lhe, em resposta: “Senhor, se és tu, ordena-me ir ter contigo por cima das águas.” Mateus 14:28

Ah, como Jesus às vezes atende até pedidos que parecem simples, ridículos às vezes. Jesus olhou para Pedro e disse assim: - Pedro, vem andar comigo sobre as águas. Pedro se levantou do barco, colocou o pé para fora, e quando ele pisou, era duro feito chão, mais um passo, mais um, e de repente um pequeno vento fez com que tivesse medo e ele afundou!
Num momento Pedro era o único homem a andar sobre as águas, e no momento seguinte, Jesus estava segurando a mão de Pedro e dizia: Pedro, você é um homem de pouca fé, você precisa ter mais fé em Mim Pedro, você precisa confiar mais em Mim, Pedro.

 31 Estendendo imediatamente a mão, Jesus agarrou-o e disse-lhe: “Ó tu, de pouca fé, por que cedeste à dúvida (verso 31)

2-      Outra vez, Jesus estava preocupado em preparar seus discípulos para que entendessem sua morte. Então Ele olhou  para os discípulos e disse:
“Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”

Um a um foram dizendo: 
Disseram:

“Alguns dizem João Batista, outros, Elias, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas.

Então Jesus pergunta o que eles pensam:

Quem vocês dizem que Eu Sou? 15

 Pedro se levantou, olhou para os olhos de Jesus: disse:



“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.” Mateus 16:16, Jesus lhe disse, em resposta: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque [isso] não te foi revelado por carne e sangue, mas por meu Pai, que está nos céus

Imagine isto: instrumento de Jeová Deus! Depois de alguns momentos, Jesus disse: Agora nós vamos para Jerusalém e, lá serei maltratado e preso. Pedro se levantou. Ele sentia-se o porta-voz de Deus:

Sê benigno contigo mesmo, Senhor; não terás absolutamente tal [destino].” 23 Mas ele, voltando-lhe as costas, disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não tens os pensamentos de Deus, mas os de homens.” Verso 23

Como pode ser?

Num momento Pedro era porta-voz de Deus e, no momento seguinte porta-voz de Satanás?

Como era acidentado o gráfico da vida espiritual de Pedro! Num momento bem pertinho de Deus, noutro momento, longe de Deus lá embaixo!

3.    Você se lembra do último incidente com Pedro?

Eles estavam na ceia. O momento era triste.  Jesus disse: “Essa noite todos vocês vão me abandonar”. Um olhava para o outro, e eles começaram os seus discursos: “Senhor, eu não vou te abandonar; outro, eu não Senhor, eu não”.

Quando todos falaram, Pedro se levantou e disse:

Mas Pedro disse-lhe: “Ainda que todos os outros tropecem, eu não.Senhor, ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei Marcos 14:29

Jesus olhou pra Pedro, e disse: Pedro eu conheço você. Eu sei como você é Pedro, e hoje mesmo Pedro, antes que o galo cante você vai me negar três vezes. Pedro abaixou a sua cabeça porque não podia discutir com Jesus. Mas pensava dentro de si: “eu vou mostrar pra Jesus que eu vou estar do lado dEle sempre, eu não vou abandoná-Lo”.

Saíram dali, os soldados prenderam Jesus. Havia um soldado meio desapercebido, Pedro tirou a espada dele, e deu-lhe na cabeça. O soldado num reflexo, tirou a cabeça, e a espada atingiu a orelha. Marcos 14:47

 Pedro ofegante, espada na mão,  olhava para Jesus, como quem diz: Senhor, está vendo como não vou abandoná-Lo, como estou disposto a lutar pelo Senhor! Aqui estou eu com espada em punho, estou aqui pra defendê-lo!. Estou do seu lado, eu luto em nome do Filho do Senhor dos Exércitos.

Jesus olhou para Pedro, pegou a orelha do soldado, colou de novo, e disse:

“Viestes com espadas e com cacetes, como contra um salteador, para prender-me? 49 Dia após dia estava eu convosco no templo, ensinando; contudo, não me detivestes. Não obstante, é para que se cumpram as Escrituras.”

Talvez ele tenha dito palavras parecidas com estas a pedro: Pedro, não é assim que você vai provar que me ama. Pedro, ser cristão dentro da congregação é fácil! Ir à reuniões e chamar os outros de irmão é fácil Pedro.

Quero ver você do meu lado fora da Congregação. Quando você for o único Cristão no monte de amigos; quando as pessoas rirem de você, porque você me ama. Quero ver você lá na universidade, e as pessoas, os professores, que não acreditam em Deus, pegarem você e lhe fizerem todas as perguntas de religião que eles ajuntaram durante toda a sua vida profissional, para que seus colegas riam de você. Quando as coisas estiverem negras, escuras, quando você estiver sem serviço, quando não tiver o que comer em casa, quando houver doenças na família, e quando não tiver motivo nenhum para acreditar em Mim, aí eu quero ver se você vai estar do meu lado mesmo! E foi o que aconteceu.

Jesus permitiu ser preso, Ele não resistiu. Foi levado de um lado para o outro, era julgado aqui e ali. Ninguém o socorria!

Pedro o seguiu de longe. De repente alguém passa por ele e diz: Esse homem fala como aqueles que andavam com Jesus. E Pedro respondeu: Não! Imagine!...De maneira alguma! Você está me confundindo! E de novo outra pessoa, e a terceira pessoa.... Então, para a terceira pessoa Pedro teve que dizer palavrões, tentando negar o inegável! Quando Pedro negou a Jesus pela terceira vez, o galo cantou.


E quando o galo cantou, Pedro se lembrou o que Jesus havia dito: Antes que o galo cante, você vai me negar três vezes. Marcos 14:72

Como Pedro podia estar negando a Jesus? Como você e eu podemos negar a Jesus, depois de tudo o que Ele fez por nós?

A Bíblia diz que Pedro saiu dali e chorou amargamente.

Você já chorou amargamente alguma vez em sua vida?

Esse mundo é o mundo do choro amargo. Você já descobriu isso? Você já chorou amargamente por alguém amado e querido, que saiu que partiu que não vive mais?

Você já chorou amargamente de saudade por alguém? Você já chorou amargamente por conseqüências terríveis que você teve que passar em sua vida hoje por más escolhas que você fez?

Quem sabe você está chorando amargamente hoje...

Você já chorou amargamente, porque sentiu vontade de que o tempo voltasse atrás pra você não ter que passar, o que você vai ter que passar?

Você já foi tão longe de Deus, que sente que pra você só haveria solução se o tempo voltasse atrás?

Era o que Pedro sentia! Pedro se sentia como uma mãe que acabou de abortar! Sentiu-se como a garota que se prostitui pela primeira vez! Ele sentia o gosto amargo da culpa do primeiro roubo. Sentia o gosto sem retorno do viciado que não consegue pedir ajuda de alguém e que acaba de trair seu cônjuge, em troca de uma pequena aventura! Pedro se sentia como o anciao que adultera:

Não existe retorno para ele. As pessoas vão sempre olhar pra ele, e vão dizer assim: sabe quem é esse? Esse aí? É o fulano, aquele anciao que adulterou!

Pedro estava arrasado! Fracassado! Você se sente um fracassado?

Quem sabe você é um fracassado com Jeová Deus!  Um dia Deus convidou você, Ele envolveu você, chamou, perdoou.

Naquele momento o seu coração ardia em chamas por Jeová Deus, e você fez juras de amor pra Ele. Você se aproximou de Jeová Deus e sinceramente entregou seu coração.

Mas o tempo passou, e você esfriou. Você se envolveu na sua vida, você teve medo, e você se afundou na água. Você negou a Jesus, duas, três, mil vezes! Você é um fracassado!

COMO PEDRO, VOCÊ SENTIU VONTADE DE QUE O TEMPO VOLTASSE ATRÁS?

Pedro não podia pregar mais, as pessoas não acreditavam na sua fidelidade. Ele sentia-se um fracassado.

Se você abrir a sua Bíblia no livro de João capítulo 21, você vai encontrar Pedro dizendo assim: Eu vou pescar, vou ser pescador de peixes. Um dia Jesus me chamou para ser pescador de homens, mas eu neguei Jesus, fiz tudo errado. Eu vou voltar a pescar agora.

3 Simão Pedro disse-lhes: “Vou pescar.” Disseram-lhe: “Nós também vamos contigo.” Foram assim e entraram no barco, mas, durante aquela noite não apanharam nada.João 21:3

Os amigos, para dar um apoio a Pedro, disseram: Pedro nós vamos com você. Depois de negar a Jesus, Pedro só andava de cabeça baixa. Ele nunca mais o tinha encarado nos olhos.
Passaram a noite todinha pescando, e não pegou nada, nada.
Era de  manhãzinha, alguém na praia  grita:
— Joguem a rede de novo, do lado direito!
Que é isso? Nós pescamos a noite inteira e não pegamos nada!

6 Disse-lhes ele: “Lançai a rede do lado direito do barco e achareis [algo].” Lançaram-na então, mas não puderam mais recolhê-la por causa da multidão de peixes.

Que insistência! Está bem, vamos jogar. E jogaram!
Pegaram tantos peixes, que as redes quase rompiam. Só podia ser Jesus! João olhou e viu que era Jesus, e disse: é Jesus lá longe. Pedro com pouca roupa se jogou no mar, e foi nadando pra praia onde Jesus estava. Mas ele ficou longe de Jesus. Ele ficou no lugar onde ficam aqueles que querem se esconder de Jesus.

Como é possível se esconder de Jesus?

Jesus se aproximou de Pedro, colocou a mão no queixo dele e levantou-o. Ainda assim o olhar de Pedro estava baixo. Jesus disse: Pedro: olhe pra mim! E Pedro olhou pra Jesus. Pedro gelou por dentro. O que será que Ele vai dizer agora? Tantas vezes eu me expus e agora estou aqui de novo!

Pedro olhou nos olhos de Jesus.

Eu tenho uma pergunta pra você Pedro: você me ama? Senhor, Tu sabes todas as coisas, Tu sabes que te amo. Pedro, cuida das minhas ovelhinhas.

15 Então, depois de terem almoçado, Jesus disse a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?” Ele lhe disse: “Sim, Senhor, tu sabes que tenho afeição por ti.” Disse-lhe ele: “Apascenta meus cordeiros.” João 21:15


Pedro achava que tinha acabado aquela conversa. Baixou a cabeça de novo. Jesus disse:

Pedro, eu tenho outra pergunta pra você.

Levantou o queixo de Pedro de novo, e perguntou:

16 Novamente lhe disse ele, pela segunda vez: “Simão, filho de João, amas-me?” Ele lhe disse: “Sim, Senhor, tu sabes que tenho afeição por ti.” Disse-lhe ele: “Pastoreia minhas ovelhinhas.”

Pedro você me ama? O que será que o Senhor está querendo fazer comigo? Tantas vezes eu fui o primeiro a responder, tantas vezes eu me expus, e agora estou aqui. Ah, Senhor, Tu sabes de todas as coisas, o Senhor sabe que aqui dentro do meu coração eu O amo, eu tenho vontade de seguir-Te, eu tenho vontade de estar ao Seu lado, mas eu não consigo. Pedro, cuida das minhas ovelhinhas! João 21:16

            Pedro achou que tinha acabado, mas Jesus chegou de novo ao lado dele. Pedro eu tenho uma terceira pergunta pra você. Pedro estava confuso.



Outra pergunta...?! 17 Disse-lhe ele pela terceira vez: “Simão, filho de João, tens afeição por mim?” Pedro ficou contristado por ele lhe dizer pela terceira vez: “Tens afeição por mim?” De modo que lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas; tu te apercebes que eu tenho afeição por ti.” Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhinhas.

Pedro começou a entender o frescor da primavera invadiu o coração de Pedro: Porque um dia Pedro tinha ido à praia, e tinha passado a noite toda tentando pescar peixes, mas ele não pegou nada. E de manhã, Jesus disse pra ele: Joguem as redes! E ele jogou as redes, e displicentemente ele puxou a rede. E as redes estavam tão cheias, que quase se romperam, então ele chamou outro barco. E os dois barcos se encheram tanto, que quase afundaram. Pedro chegou na frente de Jesus e disse: Retira-te de mim, ah Senhor, retira-te de mim, porque eu sou pecador. E Jesus disse:

“Pedro, de agora em diante, você será pescador de homens.” Marcos 1:17

E Pedro foi vivendo sua vida, o seu ministério como pescador de homens, uma vida de altos e de baixos que se alternavam. E um dia Pedro foi longe de mais, negou a Jesus três vezes diante de todos, se tornou um fracassado espiritualmente. Um dia Pedro deixou de ser pescador de homens e voltou ser pescador de peixes, arrependido queria que o tempo voltasse atrás. Por isso novamente foi pescar, novamente ele não pegou peixe nenhum. Novamente Jesus apareceu e disse: Jogue as redes novamente, e novamente eles jogaram, e novamente elas se encheram tanto que quase se rasgaram. E novamente Pedro voltou pra praia. E novamente se colocou diante de Jesus.

E Pedro que tinha negado a Jesus três vezes, Jesus o fez reafirmar três vezes que O amava. E agora Pedro não era pescador de homens, mas era pastor de ovelhas. Porque Jesus volta o tempo atrás.

Você precisa que o tempo volte atrás? Você já foi longe demais? Você já aceitou Tudo que Jesus e seu pai Jeová ensinaram.  E já O rejeitou tantas vezes, que pra você, você acha não tem volta? Você é um fracassado nos seus relacionamentos? Você fracassou no seu  casamento? Você fracassou na criação dos filhos? Você fracassou diante de Jeová e Jesus? Não importa. Jesus volta o tempo. Ele o conhece desde quando você era uma criança. Ele sempre acompanhou seus passos sempre. Desde que você nasceu Ele estava lá. Ele ouviu a primeira oração que você fez pra Ele. E hoje quando você olha pra Jesus, Ele volta o tempo. Assim, deixe Jesus segurar a sua mão e trazer você. Peça a Jeová e lembre-se Jesus disse ninguém vem Amim sem que o pai o atraia

Nenhum comentário: