quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Não seja refém do seu passado você, Pode ser bem-sucedido apesar da sua criação

Já ouviram falar que nos somos produtos do meio que vivemos? Essa frase e dita como se nos tivéssemos nosso futuro predestinado, ou seja, se nascemos em um bairro violento seremos violentos, se nascermos no meio de homossexuais seremos homossexuais e assim por diante, procurei estudar, pesquisar sobre isto e trouxe aqui a atenção para dividir com vocês sobre essa questão.
Li certo dia sobre um rapaz chamado NICHOLAS, Nicholas desde a infância, tinha a tendência de ser rebelde. Com o tempo, seus conflitos íntimos o levaram ao uso de drogas e a beber muito. Ele explicou: “Meu pai era alcoólatra, e causou muito sofrimento a mim e à minha irmã.”
Li também sobre uma jovem chamada malinda, Aparentemente, os pais de Malinda eram freqüentadores respeitáveis da igreja na sua comunidade. Mas também estavam muito envolvidos com uma seita perigosa. “Algumas das práticas da seita eram nocivas para mim como criança e me deixavam muito abatida”, lamentou Malinda, agora com 30 e poucos anos. Ela acrescentou: “O desespero e o sentimento de inutilidade que isso criou em mim são parte da minha vida desde que me lembro.”
Quem pode negar que a infância de muitos foi marcada por violência, maus-tratos, negligência dos pais e outros fatores negativos? As feridas duma infância infeliz podem ser profundas. Mas, será que estragam para sempre as chances de se aceitar a verdade da Palavra de Deus e de se conseguir uma boa medida de felicidade? Apesar da sua criação, será que Nicholas e Malinda podem ser bem-sucedidas como pessoas íntegras? Considere primeiro o exemplo do rei judeu Josias.
Um exemplo bíblico
Josias governou Judá por 31 anos, no sétimo século AEC (659-629 AEC). Na época da entronização de Josias, após o assassinato de seu pai, as condições em Judá eram bem ruins. Judá e Jerusalém estavam cheias de adoradores de Baal e daqueles que faziam juramentos pelo principal deus amonita, Malcão. Os príncipes de Judá eram “leões bramidores”, e os juízes, “lobos da noitinha”, disse Sofonias, profeta de Deus daquele tempo. Em conseqüência disso, prevaleciam no país a violência e a fraude. Muitos diziam no coração:

“Jeová não fará o que é bom e não fará o que é mau.” — Sofonias 1:3–2:3; 3:1-5.
Que tipo de governante mostrou ser Josias? O cronista bíblico, Esdras, escreveu: “[Josias] passou a fazer o que era direito aos olhos de Jeová e a andar nos caminhos de Davi, seu antepassado; e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.” (2 Crônicas 34:1, 2) Pelo visto, Josias conseguiu fazer o que era direito aos olhos de Deus. Mas qual era a história da família de que procedeu?
Sofreu abusos ou foi bem cuidado na infância?
Quando Josias nasceu em 667 AEC, seu pai Amom tinha apenas 16 anos de idade e seu avô, Manassés, governava Judá. Manassés foi um dos reis mais iníquos a governar Judá. Erguendo altares para Baal, “fez em grande escala o que era mau aos olhos de Jeová”. Fez os seus filhos passar pelo fogo, praticou a magia, empregou a adivinhação, promoveu práticas espíritas e derramou grande quantidade de sangue inocente. Manassés também levou para dentro da casa de Jeová a imagem esculpida do poste sagrado que havia feito. Seduziu Judá e Jerusalém “para fazerem pior do que as nações que Jeová aniquilara de diante dos filhos de Israel”. — 2 Crônicas 33:1-9.
Manassés era tão mau, que Jeová permitiu que fosse levado em grilhões para Babilônia, uma das cidades reais do monarca assírio. Enquanto no cativeiro, Manassés arrependeu-se, humilhou-se e rogou que Jeová lhe perdoasse. Deus ouviu sua solicitação de favor e restabeleceu-o no reinado em Jerusalém. Manassés instituiu então reformas com certa medida de bom êxito. — 2 Crônicas 33:10-17.
Como a maldade e o subseqüente arrependimento de Manassés afetaram o seu filho Amom? Este passou a ser muito iníquo. Quando Manassés se arrependeu e fez esforços para purificar a nação do aviltamento que ele mesmo causara, Amom não correspondeu. Quando herdou o trono aos 22 anos de idade, Amom “passou a fazer o que era mau aos olhos de Jeová, assim como Manassés, seu pai, tinha feito”. Em vez de se humilhar perante Jeová, “foi Amom quem fez aumentar a culpa”. (2 Crônicas 33:21-23) Josias tinha apenas seis anos de idade quando Amom tornou-se rei de Judá. Como deve ter sido horrível a infância de Josias!
O reinado iníquo de Amom acabou depois de dois anos, quando seus servos conspiraram contra ele e o mataram. O povo da terra, porém, golpeou os que haviam conspirado contra Amom e fizeram rei a Josias, filho dele. — 2 Crônicas 33:24, 25.
Apesar das circunstâncias difíceis da sua infância, Josias passou a fazer o que era bom aos olhos de Jeová. Seu reinado foi tão bem-sucedido, que a Bíblia declara: “Antes dele não se mostrou haver nenhum rei igual a ele que voltasse a Jeová de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de toda a sua força vital, segundo toda a lei de Moisés; nem depois dele surgiu um igual a ele.” — 2 Reis 23:19-25.
Que exemplo animador Josias mostra ser para os que talvez tenham suportado uma infância terrível! O que podemos aprender do exemplo dele? O que ajudou Josias a escolher o proceder certo e segui-lo?
Procure conhecer a Jeová
Uma influência positiva que prevaleceu durante os anos iniciais da vida de Josias foi a de seu avô arrependido, Manassés. A Bíblia não diz quanto contato havia entre os dois, nem a idade de Josias quando Manassés corrigiu seu proceder. Visto que as famílias judias eram muito unidas, é possível que Manassés tenha tentado proteger seu neto das influências corrompedoras em volta dele por incutir no coração de seu neto algum respeito pelo verdadeiro Deus, Jeová, e sua palavra. As sementes da verdade que Manassés conseguiu implantar no coração de Josias, talvez junto com outras influências positivas, passaram a dar fruto. No seu oitavo ano no trono de Judá, Josias, aos 15 anos de idade, procurou conhecer e fazer a vontade de Jeová. — 2 Crônicas 34:1-3.

O único contato com coisas espirituais que alguns tiveram na infância foi por meio de um parente distante, um conhecido ou um vizinho. Mas, quando as sementes assim plantadas são cultivadas, elas podem produzir bons frutos mais tarde. Malinda, já mencionada, tinha um vizinho idoso, que a tratava como neta e regularmente lhe levava escritas biblicas. Lembrando-se dele com afeto, ela diz: “O que mais me impressionava a respeito do meu vizinho era que ele não celebrava feriados. Isto para mim era importante, porque o Halloween (Dia das Bruxas) e alguns outros feriados eram ocasiões de rituais na seita dos meus pais.” Uma década mais tarde, quando uma amiga convidou Malinda a uma reunião cristã , ela se lembrou do seu vizinho e aceitou prontamente o convite. Isto a ajudou a buscar a verdade.
Seja humilde perante Deus
O reinado de Josias se destacou por enormes reformas religiosas na terra de Judá. Depois de travar uma campanha de seis anos contra a idolatria e depois de purificar a terra de Judá, Josias passou a reformar a casa de Jeová. No decurso desta obra, o Sumo Sacerdote Hilquias fez uma valiosa descoberta! Encontrou o exemplar original do “livro da lei de Jeová”. Safã, o secretário, a quem Hilquias confiou este achado sensacional, relatou ao rei o que havia acontecido.
 Será que Josias, de 25 anos de idade, ficou orgulhoso por causa das suas consecuções? — 2 Crônicas 34:3-18.
“Assim que o rei ouviu as palavras da lei”, escreveu Esdras, “rasgou imediatamente as suas vestes”. Esta foi uma expressão de tristeza de coração, porque se deu conta de que nem todas as ordens de Deus tinham sido cumpridas pelos seus antepassados. Foi deveras um sinal de humildade! O rei comissionou imediatamente uma delegação de cinco homens para consultarem a Jeová por meio da profetisa Hulda. A delegação trouxe de volta um relatório neste sentido: ‘Virá calamidade em conseqüência da desobediência à Lei de Jeová. Mas porque tu, Rei Josias, te humilhaste, serás recolhido ao teu cemitério em paz e não verás a calamidade.’ (2 Crônicas 34:19-28) Jeová se agradou da atitude de Josias.
Apesar da nossa formação, também podemos humilhar-nos perante o verdadeiro Deus, Jeová, e ter uma atitude respeitosa para com ele e sua Palavra, a Bíblia. Nicholas, mencionado no início, fez isso. Ele disse: “Embora minha vida fosse uma confusão devido ao abuso de drogas e à bebedice, eu tinha interesse na Bíblia e ansiava ter um propósito na vida. Com o tempo, entrei em contato com pessoas que respeitavam a palavra de deus, mudei meu estilo de vida e aceitei a verdade.” Deveras, podemos ter uma atitude respeitosa para com Deus e sua Palavra, não importa qual seja o nosso ambiente.
Tire proveito do arranjo de Deus Jeová
Josias também tinha profundo respeito pelos profetas de Jeová. Ele não só consultou a profetisa Hulda, mas também foi muito influenciado por outros profetas dos seus dias. Por exemplo, tanto Jeremias como Sofonias ocupavam-se em denunciar as idolatrias praticadas em Judá. Como prestar atenção à mensagem deles deve ter revigorado Josias, ao travar sua campanha contra a adoração falsa! — Jeremias 1:1, 2; 3:6-10; Sofonias 1:1-6.
O “amo”, Jesus Cristo, designou seus seguidores para prover alimento espiritual no tempo apropriado. (Mateus 24:45-47) Por meio de publicações bíblicas e de arranjo de congregações, a se tràz atenção os benefícios de se acatar o conselho bíblico e dá sugestões práticas sobre como aplicá-lo na nossa vida diária. Como é apropriado aproveitarmos o arranjo de Jeová para nos ajudar a superar atitudes impróprias, arraigadas! Nicholas, desde a infância, tinha forte aversão à autoridade. Mesmo depois de aprender a verdade da Palavra de Deus, esta fraqueza o refreou de servir mais plenamente a Jeová. Não era nada fácil para ele mudar de atitude. Mas, com o tempo, ele o conseguiu. Como?
Não, ninguém precisa ser vítima permanente duma péssima vida familiar. Com a ajuda de Jeová, podem ser espiritualmente bem-sucedidos. Assim como uma boa criação não garante a integridade de alguém, uma péssima infância não impede que alguém chegue a temer a Deus.

Depois da descoberta do livro da Lei durante a reforma do templo, Josias ‘passou a concluir o pacto perante Jeová, para ir seguindo a Jeová e para obedecer-lhe de todo o seu coração e de toda a sua alma’. (2 Crônicas 34:31) E não vacilou na sua determinação até morrer.
   Malinda e Nicholas também estão decididos a continuar leais a Jeová Deus e a permanecer íntegros.

Esteja você também decidido a manter-se achegado a Jeová e a servi-lo fielmente. Pode confiar em ser bem-sucedido, porque Jeová promete: “Não tenhas medo, pois estou contigo. Não olhes em volta, pois eu sou teu Deus. Vou fortificar-te. Vou realmente ajudar-te. Vou deveras segurar-te firmemente com a minha direita de justiça.” 

Nenhum comentário: