segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sua consciência está bem treinada?


JÁ DISSE alguma vez: “Lá no fundo eu sei que isso não é certo” ou “Não posso fazer o que você me pede. Algo dentro de mim diz que isso é errado”?

Essa era a “voz” de sua consciência, o senso ou reconhecimento interno do certo e do errado, que desculpa ou acusa uma pessoa. Na verdade, todos nós nascemos com o dom da consciência.

Mesmo estando afastados de Deus, os humanos ainda têm a capacidade de distinguir o certo e o errado. Isso se dá porque o homem foi criado à imagem de Deus e assim, em certo grau, ele reflete as qualidades de sabedoria e justiça divinas. tenho um conhecido meu chamado joao nazare anciao congegacional, que uma vez ele mim disse: sandro voce conhece bem a verdade, saiba que um dia voce pode ate deixar a verdade, mais ela nunca vai deixar voce estara ali na sua conciencia dizendo, isso e certo, ou isso e errado.
 
Sobre isso, o apóstolo Paulo foi inspirado por Deus a escrever:

“Sempre que pessoas das nações, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, tais pessoas, embora não tenham lei, são uma lei para si mesmas. Elas é que são quem demonstra que a matéria da lei está escrita nos seus corações, ao passo que a sua consciência lhes dá testemunho e nos seus próprios pensamentos são acusadas ou até mesmo desculpadas.” — Romanos 2:14, 15.
 

Essa natureza moral, herdada do primeiro homem, Adão, age como uma “lei”, ou regra de conduta, nas pessoas de todas as raças e nacionalidades. É a habilidade de examinar e julgar a nós mesmos.
 
 
 
Romanos 9:1) 9 Digo a verdade em Cristo; não estou mentindo, visto que a minha consciência dá testemunho comigo, em espírito santo,

  
Adão e Eva demonstraram ter essa capacidade logo que desobedeceram a lei de Deus, pois se esconderam. 
 
(Gênesis 3:7-8) 7 Abriram-se então os olhos de ambos e começaram a perceber que estavam nus. Por isso coseram folhas de figueira e fizeram para si coberturas para os lombos. 8 Mais tarde ouviram a voz de Jeová Deus que andava pelo jardim, por volta da viração do dia, e o homem e sua esposa foram esconder-se da face de Jeová Deus entre as árvores do jardim.

Outro exemplo de como a consciência funciona é a forma como o Rei Davi reagiu quando percebeu que tinha pecado ao mandar fazer um censo. A Bíblia diz que

 
 
“o coração de Davi começou a bater”. — 2 Samuel 24:1-10.
 


Essa capacidade que as pessoas têm de avaliar o que fizeram e julgar a própria conduta moral pode produzir fruto excelente: o arrependimento aceitável a Deus. Davi escreveu:


“Quando fiquei calado, meus ossos se gastaram por eu gemer o dia inteiro. Finalmente te confessei meu pecado e não encobri meu erro. Eu disse: ‘Farei confissão das minhas transgressões a Jeová.’ E tu mesmo perdoaste o erro dos meus pecados.” (Salmo 32:3, 5)



 Assim, uma consciência ativa pode fazer o pecador recuperar o favor divino, ajudando-o a reconhecer a necessidade de obter o perdão de Deus e de seguir os Seus caminhos. vamos ver alguns textos que cita sobre isso.


(Salmos 51:1-4) 51 Mostra-me favor, ó Deus, segundo a tua benevolência. Segundo a abundância das tuas misericórdias, extingue as minhas transgressões.  2 Lava cabalmente de mim o meu erro E purifica-me mesmo do meu pecado.  3 Pois eu mesmo conheço as minhas transgressões E meu pecado está constantemente diante de mim.  4 Pequei contra ti, somente contra ti, E fiz o que é mau aos teus olhos, A fim de que te mostres justo ao falares, Para que sejas puro ao julgares.


(Salmos 51:9)  9 Esconde a tua face dos meus pecados E extingue até mesmo todos os meus erros.


(Salmos 51:9)  9 Esconde a tua face dos meus pecados E extingue até mesmo todos os meus erros.



  
(Salmos 51:13-15) 13 Vou ensinar aos transgressores os teus caminhos, Para que os próprios pecadores retornem diretamente a ti. 14 Livra-me da culpa de sangue, ó Deus, o Deus da minha salvação, Para que a minha língua proclame em júbilo a tua justiça. 15 Ó Jeová, que tu me abras estes lábios, Para que a minha própria boca conte o teu louvor.


A consciência também dá avisos ou nos orienta quando temos de fazer uma escolha ou decidir algo em sentido moral. Foi esse aspecto da consciência que deve ter ajudado José a concluir de antemão que o adultério era errado, inaceitável — um pecado contra Deus. curioso e que quando acoonteceu issto nao existia ainda a lei sobre o adulterio ou fornicaçao, mais jose ja sabia que isso era injusto para com o seu patrao, e ele sabia tambem que jeova deus nao gostava de injustiça. Mais tarde, uma lei específica contra o adultério foi incluída nos Dez Mandamentos dados a Israel.


(Gênesis 39:1-9) 39 Quanto a José, ele foi levado para baixo ao Egito, e Potifar, oficial da corte de Faraó, chefe da guarda pessoal, egípcio, foi comprá-lo da mão dos ismaelitas que o levaram lá para baixo. 2 Mas, Jeová mostrou-se com José, de modo que ele se tornou homem bem sucedido e veio a ser posto sobre a casa de seu amo, o egípcio. 3 E seu amo via que Jeová estava com ele e que tudo o que fazia, Jeová tornava bem sucedido na sua mão. 4 E José achava favor aos seus olhos e servia-o continuamente, de modo que ele o encarregou da sua casa, e tudo o que era seu entregou na mão dele. 5 E seguiu-se que, a partir do tempo em que o encarregou da sua casa e de tudo o que era seu, Jeová abençoava a casa do egípcio devido a José, e a bênção de Jeová veio a estar sobre tudo o que era seu na casa e no campo. 6 Finalmente deixou tudo o que era seu na mão de José; e não sabia nem o que possuía, exceto o pão que comia. Além disso, José tornou-se belo de porte e belo de aparência. 7 Ora, depois destas coisas sucedeu que a esposa de seu amo começou a levantar seus olhos para José e a dizer: “Deita-te comigo.” 8 Mas ele se negava e dizia à esposa de seu amo: “Eis que meu amo não sabe nem o que há comigo na casa, e tudo o que tem ele entregou na minha mão. 9 Não há quem seja maior do que eu nesta casa, e ele não me vedou absolutamente nada, exceto a ti, porque és sua esposa. Portanto, como poderia eu cometer esta grande maldade e realmente pecar contra Deus?”




(Êxodo 20:14) 14 “Não deves cometer adultério.




É claro que nos beneficiaremos muito mais se a nossa consciência estiver treinada para nos orientar em vez de só julgar. Sua consciência age dessa maneira?

Como treinar a consciência para tomar decisões certas

Apesar de nascermos com a faculdade da consciência, esse dom, infelizmente, é falho. Embora a humanidade tenha tido um começo perfeito, “todos pecaram e não atingem a glória de Deus”. (Romanos 3:23) Por sermos afetados pelo pecado e pela imperfeição, nossa consciência pode ficar distorcida e não funcionar completamente da forma intencionada por Jeová.


(Romanos 7:18-23) . . .Pois eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não mora nada bom; porque a capacidade de querer está presente em mim, mas a capacidade de produzir o que é excelente não está [presente]. 19 Pois o bem que quero, não faço, mas o mal que não quero, este é o que pratico. 20 Se aquilo que não quero é o que faço, então, quem o produz não sou mais eu, mas o pecado que mora em mim. 21 Acho assim a seguinte lei no meu caso: que, quando quero fazer o que é direito, está presente em mim aquilo que é mau. 22 Eu realmente me deleito na lei de Deus segundo o homem que sou no íntimo, 23 mas observo em meus membros outra lei guerreando contra a lei da minha mente e levando-me cativo à lei do pecado que está nos meus membros.

Além disso, fatores externos como criação, costumes locais, crenças e ambiente podem influenciá-la. Certamente, a moral degradada e o baixo padrão do mundo não podem servir como modelo para uma boa consciência.

Portanto, nos seres humanos precisamos da ajuda da Palavra de Deus, a Bíblia, que fornece orientações firmes e justas. Essas orientações podem auxiliar a nossa consciência na avaliação correta dos assuntos e nos motivar a fazer o que é certo.




(2 Timóteo 3:15-16) . . .. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça. . .

 
Quando nossa consciência funciona de acordo com os padrões de Deus, ela serve como um dispositivo de segurança em assuntos de moral, habilitando-nos a “distinguir tanto o certo como o errado”.
 

 
(Hebreus 5:14) 14 O alimento sólido, porém, é para as pessoas maduras, para aqueles que pelo uso têm as suas faculdades perceptivas treinadas para distinguir tanto o certo como o errado.
 
 

Sem os padrões de Deus, nossa consciência talvez não soe o alarme quando nos desviamos para um proceder errado.
 

 
“Há um caminho que é reto diante do homem”, diz a Bíblia, “mas o fim posterior dele são os caminhos da morte”. — Provérbios 16:25
 
(Provérbios 17:20) 20 Aquele que é pervertido no coração não achará o bem, e quem é revirado na sua língua cairá em calamidade.

Para algumas áreas da vida, a Palavra de Deus provê normas e orientações explícitas, e faremos bem em segui-las. Por outro lado, existem situações em que a Bíblia não fornece instruções específicas, envolvendo talvez:
 

 
 
emprego
 
 
 
 

 
saúde
 
 
 
 

 
diversão
 
 
 
 
 
 
modo de se arrumar e vestir, e outras.
 
 
 
 
 
Não é fácil saber como agir em cada caso e tomar a decisão certa. Por isso, devemos ter a atitude de Davi, que orou:
 

 
“Faze-me saber os teus próprios caminhos, ó Jeová; ensina-me as tuas próprias veredas. Faze-me andar na tua verdade e ensina-me, pois tu és o meu Deus de salvação.” (Salmo 25:4, 5)
 
 
Quanto mais aprendemos sobre os caminhos e os conceitos de Jeová, mais fácil será avaliarmos corretamente nossas circunstâncias e tomarmos decisões com a consciência limpa.
 
Portanto, quando temos uma dúvida ou precisamos decidir algo, devemos primeiramente refletir nos princípios bíblicos que talvez se apliquem ao assunto. Alguns desses podem ser:

 respeito pela chefia

 
(Colossenses 3:18) 18 Vós, esposas, estai sujeitas aos [vossos] maridos, assim como é decente no Senhor. . .



 honestidade em todas as coisas

(Hebreus 13:18) 18 Fazei orações por nós, pois confiamos em ter uma consciência honesta, visto que queremos comportar-nos honestamente em todas as coisas. . .


 
     
odiar o que é mau

 
(Salmos 97:10) 10 Ó vós amantes de Jeová, odiai o que é mau. Ele guarda as almas dos que lhe são leais; Livra-os da mão dos iníquos.


 
   empenhar-se pela paz

 
(Romanos 14:19) 19 Assim, pois, empenhemo-nos pelas coisas que produzem paz e pelas coisas que são para a edificação mútua. . .


   
obediência às autoridades estabelecidas

 
(Mateus 22:21) 21 Disseram: “De César.” Então lhes disse ele: “Portanto, pagai de volta a César as coisas de César, mas a Deus as coisas de Deus.”


(Romanos 13:1-7) 13 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores, pois não há autoridade exceto por Deus; as autoridades existentes acham-se colocadas por Deus nas suas posições relativas. 2 Portanto, quem se opõe à autoridade, tem tomado posição contra o arranjo de Deus; os que têm tomado posição contra este receberão um julgamento para si mesmos. 3 Pois, os que governam são objeto de temor, não para as boas ações, mas para as más. Queres tu, pois, não ter temor da autoridade? Persiste em fazer o bem, e terás louvor dela; 4 pois é ministro de Deus para ti, para teu bem. Mas, se fizeres o que é mau, teme; porque não é sem objetivo que leva a espada; pois é ministro de Deus, vingador para expressar furor para com o que pratica o que é mau. 5 Há, portanto, uma razão compulsiva para que estejais em sujeição, não somente por causa desse furor, mas também por causa da [vossa] consciência. 6 Pois é também por isso que pagais impostos; porque eles são servidores públicos de Deus, servindo constantemente com este mesmo objetivo. 7 Rendei a todos o que lhes é devido, a quem [exigir] imposto, o imposto; a quem [exigir] tributo, o tributo; a quem [exigir] temor, tal temor; a quem [exigir] honra, tal honra.

devoção exclusiva a Deus

 
(Mateus 4:9-10) . . .” 10 Jesus disse-lhe então: “Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’. . .

 
não fazer parte do mundo

 
(João 17:14) 14 Tenho-lhes dado a tua palavra, mas o mundo os tem odiado, porque não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo.


 
evitar más associações

 
(1 Coríntios 15:33) . . .Não sejais desencaminhados. Más associações estragam hábitos úteis. . .


  
modéstia no modo de se vestir e arrumar

 
(1 Timóteo 2:9-10) 9 Igualmente, desejo que as mulheres se adornem em vestido bem arrumado, com modéstia e bom juízo, não com estilos de trançados dos cabelos, e com ouro, ou pérolas, ou vestimenta muito cara, 10 mas dum modo próprio das mulheres que professam reverenciar a Deus, a saber, por intermédio de boas obras.

e não fazer outros tropeçar


(Filipenses 1:10) 10 que vos certifiqueis das coisas mais importantes, para que sejais sem defeito e não façais outros tropeçar, até o dia de Cristo,


  Assim, identificar os princípios relevantes sobre os assuntos pode fortalecer nossa consciência e nos ajudar a tomar a decisão correta.
 
depois que voce treinou a sua conciencia agora a Escute.

Para que a nossa consciência nos ajude, é imperativo que prestemos atenção a ela. Apenas quando acatamos prontamente seus avisos é que nos beneficiamos da nossa consciência bem treinada pela Bíblia. Podemos compará-la com as luzes de alerta no painel de instrumentos de um carro. Imagine que uma luz acenda, avisando que a pressão do óleo está baixa. O que aconteceria se não déssemos pronta atenção a isso e continuássemos dirigindo? Poderíamos causar grande dano ao motor. De modo similar, nossa consciência, ou voz interna, talvez nos alerte de que certo proceder é errado. Quando comparamos os padrões e valores da Bíblia com o que estamos fazendo ou pretendendo fazer, nossa consciência emite um aviso, assim como faz a luz do painel de instrumentos. Acatar o aviso nos ajudará não só a evitar as conseqüências más do erro, mas também a preservar o funcionamento correto da nossa consciência.
 
O que aconteceria se escolhêssemos ignorar seus avisos? Com o tempo, a consciência poderia ficar insensível. O efeito de ignorar ou reprimir persistentemente a consciência pode ser comparado a queimar a carne com um ferro de marcar. O tecido cicatrizado, desprovido de terminais nervosos, perde todo o tato.




(1 Timóteo 4:1-2) . . ., 2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras, marcados na sua consciência como que por um ferro de marcar;


  Uma consciência assim não reage mais quando cometemos um pecado, nem dá avisos a fim de evitarmos repetir o erro. Fica cauterizada e ignora as normas bíblicas quanto ao que é certo e errado, tornando-se dessa forma uma consciência manchada e deficiente. Quem a possui fica “além de todo o senso moral” e alienado de Deus.
 
(Efésios 4:17-19) 17 Isto, portanto, digo, e dou testemunho no Senhor, que não mais andeis assim como também as nações andam na improficuidade das suas mentes, 18 ao passo que estão mentalmente em escuridão e apartados da vida que pertence a Deus, por causa da ignorância que há neles, por causa da insensibilidade dos seus corações. 19 Tendo ficado além de todo o senso moral, entregaram-se à conduta desenfreada para fazerem com ganância toda sorte de impureza.

(Tito 1:15) 15 Todas as coisas são puras para os puros. Mas, para os aviltados e os sem fé nada é puro, porém, tanto as suas mentes como as suas consciências estão aviltadas. . .

Que resultado trágico!
 
Manter uma boa consciência exige esforço constante. O apóstolo Paulo declarou: “Exercito-me continuamente para ter a consciência de não ter cometido ofensa contra Deus e homens.” (Atos 24:16) Como cristão, ele analisava e corrigia continuamente seu proceder, certificando-se de que não havia cometido ofensa contra Deus.
 
Paulo sabia que, em última análise, é Deus quem determina se o que estamos fazendo é certo ou errado.
 
(Romanos 14:10-12) 10 Mas, por que julgas tu o teu irmão? Ou, por que menosprezas também o teu irmão? Porque nós todos ficaremos postados diante da cadeira de juiz de Deus; 11 pois está escrito: “‘Por minha vida’, diz Jeová, ‘todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua reconhecerá abertamente a Deus’.” 12 Assim, pois, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.

(1 Coríntios 4:4) 4 Pois não estou cônscio de nada contra mim mesmo. Contudo, não é por isso que eu seja mostrado justo, mas quem me examina é Jeová.

Paulo disse: “Todas as coisas estão nuas e abertamente expostas aos olhos daquele com quem temos uma prestação de contas.” — Hebreus 4:13.
 
Paulo também falou a respeito de não se fazer algo que ofenda outros. Um exemplo disso é o seu conselho aos cristãos coríntios sobre “comer alimentos oferecidos a ídolos”. Ele salientou que, embora certo procedimento em si mesmo talvez não seja objetável do ponto de vista da Palavra de Deus, é importante levar em conta a consciência de outros. Não fazer isso poderia causar ‘ruína espiritual a seu irmão pelo qual Cristo morreu’.

vou dar um exemplo, digamos que voce tenha um amigo que e alcolatra, e esta sem beber a tempo com o tratamento que faz, sabemos que a biblia em si nao proibe o beber e sim proibe o beber demais, porem como voce sabe que este seu amigo e vuneravel a bebida, o ideal seria nao beber por estar com ele para nao ser causa de tropeço para ele.

Podemos também prejudicar nosso próprio relacionamento com Deus.



(1 Coríntios 8:4) 4 Ora, acerca de comer alimentos oferecidos a ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há Deus senão um só. . .


 
 

(1 Coríntios 8:11-13) . . .Realmente, pelo teu conhecimento está sendo arruinado aquele que é fraco, [teu] irmão pelo qual Cristo morreu. 12 Mas, quando pecais assim contra os vossos irmãos e feris a sua consciência fraca, estais pecando contra Cristo. 13 Portanto, se o alimento fizer o meu irmão tropeçar, nunca mais comerei carne alguma, para que eu não faça meu irmão tropeçar.

(1 Coríntios 8:11-13) 11 Realmente, pelo teu conhecimento está sendo arruinado aquele que é fraco, [teu] irmão pelo qual Cristo morreu. 12 Mas, quando pecais assim contra os vossos irmãos e feris a sua consciência fraca, estais pecando contra Cristo. 13 Portanto, se o alimento fizer o meu irmão tropeçar, nunca mais comerei carne alguma, para que eu não faça meu irmão tropeçar.


 
(1 Coríntios 10:23-24) 23 Todas as coisas são lícitas; mas nem todas as coisas são vantajosas. Todas as coisas são lícitas; mas nem todas as coisas edificam. 24 Que cada um persista em buscar, não a sua própria [vantagem], mas a da outra pessoa.


  Assim, continue treinando a sua consciência, mantendo-a ativa. Quando tomar decisões, procure a orientação de Deus.
 

 
(Tiago 1:5) 5 Portanto, se alguém de vós tiver falta de sabedoria, persista ele em pedi-la a Deus, pois ele dá generosamente a todos, e sem censurar; e ser-lhe-á dada. . .


  Estude a Bíblia, permitindo que Seus princípios moldem a mente e o coração.
 


(Provérbios 2:3-5) 3 se, além disso, clamares pela própria compreensão e emitires a tua voz pelo próprio discernimento, 4 se persistires em procurar isso como a prata e continuares a buscar isso como a tesouros escondidos, 5 neste caso entenderás o temor a Jeová e acharás o próprio conhecimento de Deus. . .

Quando surgir questões sérias, consulte cristãos maduros para se certificar de que entendeu corretamente os princípios bíblicos envolvidos.
 

  (Provérbios 12:15) 15 O caminho do tolo é direito aos seus próprios olhos, mas quem escuta conselho é sábio.


 
 
 
 
 
(Romanos 14:1) 14 Acolhei o [homem] que tem fraquezas na [sua] fé, mas não para fazer decisões sobre questões subjetivas. . .


(Gálatas 6:5) 5 Pois cada um levará a sua própria carga.


(Gálatas 6:5) 5 Pois cada um levará a sua própria carga.


Leve em conta como a decisão tomada afetará a sua consciência, a de outros e, acima de tudo, seu relacionamento com Jeová.
 

(1 Timóteo 1:5) 5 Realmente, o objetivo desta ordem é o amor proveniente dum coração puro, e duma boa consciência, e duma fé sem hipocrisia. . .


(1 Timóteo 1:18-19) 18 Desta ordem é que te encarrego, filho, Timóteo, de acordo com as predições que conduziram diretamente a ti, para que, por meio delas, possas prosseguir travando o bom combate, 19 mantendo a fé e uma boa consciência, a qual alguns repeliram, sofrendo naufrágio no que se refere à [sua] fé.


Nossa consciência é um dom maravilhoso de nosso amoroso Pai celestial, Jeová Deus. Por usá-la em harmonia com a vontade Daquele que a criou, nos achegaremos ainda mais a ele. Ao nos esforçar em ‘ter uma boa consciência’ em tudo que fazemos, demonstramos mais nitidamente que fomos feitos à imagem de Deus.

Nenhum comentário: